Resumo fornecido pela pesquisadora:
O presente artigo focaliza a aprendizagem artística e a formação inicial de professores de arte, tendo como objetivo principal a investigação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria também no campo pedagógico. Em face da crescente adesão do professor de arte a uma prática educativa tecnicista e reiterativa, responsável pelo rebaixamento da qualidade do ensino de arte praticado sobretudo na escola pública, tem-se como hipótese de que uma práxis educativa inventiva e criadora se desenvolve quando o futuro professor tem a oportunidade de planejar e de desenvolver propostas de trabalho voltadas a sujeitos e a contexto socioculturais determinados, tendo de lidar com a indeterminação do processo educativo e seus muitos desafios.
MATTAR, Sumaya. Experiências com a arte no Ensino Fundamental: parceria entre universidade e escola pública na formação de professores de arte. REVISTA MATÉRIA PRIMA, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 246-252, 2013.
Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002425350.pdf.
Disponível também em: https://issuu.com/fbaul/docs/mat__ria-prima_1.