Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos

Gabriela Mafud Feracin, 2019 – Mestrado em Artes, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pela autora:

Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação dialógica existente entre a arte e a pedagogia. Para isso, parto da seguinte pergunta: como as experiências de vida e formação em arte contribuem para que pedagogas e pedagogos dialoguem, em suas práticas em sala de aula, com o campo da arte/educação? Para que este diálogo fosse possível, mergulhei em minha própria experiência de formação, buscando compreender a importância da arte para a minha constituição como educadora. As reflexões são ampliadas no diálogo com quatro pedagogas que também procuram vivenciar experiências em arte como possibilidades para suas práticas educativas. Finalmente, investigo as experiências de vida utilizando uma abordagem autobiográfica, como fonte de conhecimento das relações entre arte e pedagogia

FERACIN, Gabriela Mafud. Experiências de vida, formação e atuação de pedagogas: Arte/Vida em dois atos: Arte/Vida em dois atos. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Teoria, Ensino e Aprendizagem). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15012020-153530/pt-br.php.