Luis Carlos Ribeiro dos Santos, 2016 – Doutorado em Pedagogia do Teatro, Universidade de São Paulo
A dança e a música dos Cocos e Sambas de Caboclo, do Samba rural e das Cirandas e cantigas de roda, por suas características próprias de ludicidade e de significação cultural, são o território das experiências estéticas e saberes dos jogos rapsódicos. Esta pesquisa propõe uma pedagogia das artes cênicas através de uma educação corporal e musical que integra tais saberes e experiências da dança popular e da música nos processos de criação e aprendizagem do atuante. Deste modo, os jogos rapsódicos são brincadeiras cantadas, dançadas, tocadas e contadas que colocam em movimento as vozes poéticas e corporeidades do narrador e do brincante das nossas celebrações e práticas culturais, para complementar as teorias e métodos da pedagogia das artes cênicas ensinados no Brasil.
SANTOS, Luis Carlos Ribeiro dos. Jogos rapsódicos: a música e a dança popular na aprendizagem das artes cênicas. 2016. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.27.2016.tde-14092016-115347.
Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE.Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web