Priscila Hayashi, Vitória Yoshida e Ronaldo Oliveira, 2019 – Universidade Estadual de Londrina/SP
O objetivo deste artigo/comunicação é disseminar dados iniciais de uma
pesquisa em andamento que visa compreender o objeto enquanto
desencadeador de narrativas de vida do sujeito e sua relação com a docência.
Para tanto, tomamos a Artografia enquanto metodologia a ser adotada para a
condução da pesquisa, onde as percepções e reflexões individuais, bem como
devaneios e subjetividades dos participantes são levados em conta no
processo de narrar episódios da sua própria vida. A pesquisa faz parte de um
projeto maior intitulado “A formação do professor de artes visuais em uma perspectiva
autobiográfica” que trabalha com a formação e trajetórias docentes por meio das
narrativas. Dessa maneira, tomamos enquanto dados a serem investigados os
materiais gerados e coletados no próprio grupo de pesquisa (objetos,
fotografias, e as próprias narrativas dos sujeitos participantes), a fim de que
possamos com essas materialidades construir ensaios visuais que reúna os
aspectos práticos e teóricos da pesquisa.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web