Memória das coisas: os objetos nas narrativas de vida da trajetória docente

Priscila Hayashi, Vitória Yoshida e Ronaldo Oliveira, 2019 – Universidade Estadual de Londrina/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O objetivo deste artigo/comunicação é disseminar dados iniciais de uma pesquisa em andamento que visa compreender o objeto enquanto desencadeador de narrativas de vida do sujeito e sua relação com a docência. Para tanto, tomamos a Artografia enquanto metodologia a ser adotada para a condução da pesquisa, onde as percepções e reflexões individuais, bem como devaneios e subjetividades dos participantes são levados em conta no processo de narrar episódios da sua própria vida. A pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “A formação do professor de artes visuais em uma perspectiva autobiográfica” que trabalha com a formação e trajetórias docentes por meio das narrativas. Dessa maneira, tomamos enquanto dados a serem investigados os materiais gerados e coletados no próprio grupo de pesquisa (objetos, fotografias, e as próprias narrativas dos sujeitos participantes), a fim de que possamos com essas materialidades construir ensaios visuais que reúna os aspectos práticos e teóricos da pesquisa.

HAYASHI, Priscila Akimi; YOSHIDA, Vitória Akemi Rodrigues; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. Memória das coisas: os objetos nas narrativas de vida da trajetória docente. Em: MOLINA, A. H,; PELEGRINELLI, A. L. M.; SILVA, G. N. (Orgs.). ANAIS do VII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM / IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM.. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p.172-184, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2019/wp-content/uploads/2019/08/4.-EDUCAC%CC%A7A%CC%83O-Atualizado.pdf