Memórias, brinquedos e brincadeiras populares: em busca de uma arte/educação decolonial a partir de Paulo Freire

Liana Zélia Ramos Holanda (orientação: Sumaya Mattar), 2022 – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

Resumo fornecido pelo autor:

Esse trabalho visou investigar as novas perspectivas em relação a arte/educação decolonial, através de um processo formativo desenvolvido com educadoras e educadores a partir de suas diversas infâncias e suas memórias, bem como refletir sobre o quanto que, navegando e atravessando por meio de nossas histórias, a nossa relação com brinquedos e brincadeiras populares são essenciais para a conexão da criança com a cultura onde está inserida. As narrativas presentes neste trabalho contextualizam as produções cartográficas, os relatos autobiográficos e processos artístico-poéticos relacionados às histórias de vida das pessoas que participaram do processo de formação. A partir dessa exploração, as docentes caminharam em busca de um processo de autoria, na conexão com suas trajetórias, com o território e a cultura, usando os brinquedos e as brincadeiras populares como linguagem artística que propicia a interação com a nossa identidade

HOLANDA, Liana Zélia Ramos. Memórias, brinquedos e brincadeiras populares: em busca de uma arte/educação decolonial a partir de Paulo Freire. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. 2022. 71 f.

Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d31ecffe-d9aa-4b49-92e5-4149e2cd8114/Te0051-Holanda.pdf.