O ato cartográfico na docência da arte: instaurando estados criativos de experimentação

Sumaya Mattar, 2017 – ANPAP, PUC, Campinas/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O texto apresenta uma perspectiva metodológica de trabalho no campo da formação de professores com base na epistemologia da prática, em que a aprendizagem pelo fazer figura como eixo central do processo educativo. A perspectiva em questão se desenvolve em torno de práticas de registro compreendidas como atos cartográficos, por meio de um conjunto de proposições que envolvem múltiplos procedimentos, linguagens e materialidades, que se desdobram em reflexões e produções artísticas e didáticas propulsoras de deslocamentos e rupturas nas representações e práticas de professores.

MATTAR, Sumaya. O ato cartográfico na docência da arte: instaurando estados criativos de experimentação. In: 26o. ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2017, Campinas SP. ANAIS DO XXVI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: MEMÓRIAS E INVENTAÇÕES. Campinas: ANPAP, PUC, p. 3277-3291, 2017. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/S10/26encontro______MATTAR_Sumaya.pdf