Selma Simão, 2020 – Revista Educação, Artes e Inclusão
Este artigo foi elaborado a partir das ideias geradas pelas análises e experiências
vivenciadas na disciplina de Estágio Pedagógico em Artes Visuais do Curso de Licenciatura
em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA
UNICAMP). Os conteúdos de artes estudados permearam vários temas contemporâneos
que se referem às demandas do nosso tempo, como por exemplo: transversalidade,
interculturalidade, identidades, diversidade, inclusão, convivência, autoconhecimento,
memória, afetividade, formação, estágio, meio-ambiente, entre outros. Diante das
problemáticas atuais, o professor de artes tem hoje um campo de atuação ampliado que
necessita de uma atualização constante sustentada pela pesquisa teórica e prática sobre
conteúdos, metodologias e didáticas variadas fomentadas pelas necessidades de públicos
cada vez mais heterogêneos. Deste modo, este estudo apresenta um conjunto de análises e
interconectadas com o diálogo de autores da área, incluindo a apresentação de
observações e reflexões críticas formuladas por estudantes estagiários a partir da aplicação
de suas práticas no ensino em Artes Visuais.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web