Memória e reflexão: a biografia como metodologia de investigação e instrumento de (auto) formação de professores de arte

Sumaya Mattar, 2009 – 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador/BA

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Quando se distancia dos motivos que o levaram a escolher a docência como campo de atuação, o professor de Arte vive uma crise de sentido da profissão, que se revela tanto em suas ações como em suas concepções sobre o ensino-aprendizagem da arte. O encontro de sentidos para a profissão equivale à conquista de uma atitude crítica, reflexiva e inventiva no exercício da docência que pode ser favorecida pela história de vida como método de investigação e de formação de adultos.

MATTAR, S. Memória e reflexão: a biografia como metodologia de investigação e instrumento de (auto) formação de professores de arte. ANAIS do 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador, Bahia, p. 3897-3911, 2009. Disponível em: www.anpap.org.br/anais/2009/pdf/ceav/sumaya_mattar_moraes.pdf