O ensino de desenho e o desenvolvimento expressivo na formação inicial do arquiteto

Marcio Lima, José Soares e Erick Andrade, 2021 – ANPAP, João Pessoa/PB

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Na produção de projetos arquitetônicos, a manualidade se apresenta como fator preponderante no desenvolvimento projetual e como meio primevo de conhecimento, expressão e comunicação profissional. Pretende-se com este trabalho, excerto de pesquisa Pibic CNPq realizada no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Lagarto, com estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, ampliar a investigação sobre os processos desenhísticos e de que maneira estes são relevantes para o seu desenvolvimento artístico e criativo, observando caminhos, meios, técnicas, preferências plásticas e soluções pictóricas e espaciais escolhidas, o que pode evidenciar uma linha de progresso gráfico que perpassa pelos mais diversos modos de Desenho, a exemplo do croqui, do bosquejo, do traço, do esboço até chegar ao projeto final.

LIMA, MARCIO SANTOS; SOARES, José Wlamir Barreto; ANDRADE, Erick Oliveira. O ensino de desenho e o desenvolvimento expressivo na formação inicial do arquiteto. In: (Re)existências: Anais do 30º encontro nacional da ANPAP. João Pessoa(PB) ANPAP, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/30ENANPAP2021/383095-O-ENSINO-DE-DESENHO-E-O-DESENVOLVIMENTO-EXPRESSIVO-NA-FORMACAO-INICIAL-DO-ARQUITETO