Patrícia Ribeiro de Almeida, 2013 – Mestrado em Artes Visuais, Universidade de São Paulo
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a natureza criadora do trabalho dos professores de arte. Entendido como ação de importância fundamental na função docente, o processo de criação pedagógica direcionado ao ensino e à aprendizagem artística é o tema central desta pesquisa. A imaginação poética compõe este tema na medida em que a compreendemos como a potência humana que gera e organiza a capacidade criadora. Por considerarmos a amplitude de sua abordagem, nos debruçamos sobre a obra noturna do filósofo francês Gaston Bachelard e é por meio dela que abordaremos o conceito de imaginação. Neste trabalho, também investigamos os aspectos capazes de aproximar ou até mesmo de afastar os professores de arte desta potência criadora, transformando-os em meros instrumentos de reprodução. Neste sentido, apresentamos a análise de uma sequência de atividades práticas que buscou seguir um caminho significativo de criação pedagógica, orientado pela potência poética da imaginação.
ALMEIDA, Patricia R. de. O mundo é redondo como a rosa: imaginação poética e criação pedagógica. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado em Arte). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-11022014-115335/pt-br.php
Todos os direitos reservados
Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
Criação do logotipo GMEPAE | Isabella Pugliese Chiavassa
Desenvolvimento Web | VAR Digital