Isabella Alcalai Camargo (orientação: Sumaya Mattar), 2022 – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo
Esta pesquisa buscou relacionar e promover perspectivas em que se compreenda o professor como um ser plural, sendo artista enquanto criador de suas propostas pedagógicas onde pode expressar seu potencial, se libertando de amarras e indo ao encontro com a experiência poética artística. Se teve como proposta analisar, estudar, praticar e se apropriar do processo de criação artística ao longo dos encontros com as pedagogas, buscando através desses momentos, dentro da realidade da unidade escolar, resgatar memórias e confrontar experiências, se permitindo criar e refletir sobre a construção de práticas que nutrem o projeto pedagógico. A construção das propostas foi fluida e por um processo de tateamento, onde eu avaliando cada encontro, trabalhava um desdobramento até promover algumas maneiras possíveis de ligar o processo de criação artística por meio de artistas que as próprias pedagogas abordaram, as manifestações artísticas que as professoras produziram e a arte presente em suas memórias de infância ao planejamento pedagógico, através da criação de práticas pedagógicas por meio de uma cartografia que levasse em consideração não só a linguagem das manifestações vistas durante a pesquisa, mas todo seu processo de criação artística.
Todos os direitos reservados
Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
Criação do logotipo GMEPAE | Isabella Pugliese Chiavassa
Desenvolvimento Web | VAR Digital