O uso da história oral na formação pluriversalista de professores de Arte: por um ensino de arte antirracista, democrático e intercultural

Sumaya Mattar, 2022 – InSEA América Latina, Cusco/Peru

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O ensino de arte contemporâneo está sendo desafiado a adotar uma perspectiva pluriversalista, assumindo o debate acerca de questões identitárias e étnico-raciais, repudiando a naturalização de códigos e valores estéticos hegemônicos, a invisibilização da produção simbólica das camadas populares e de povos originários e afrodescendentes, assim como toda e qualquer manifestação de preconceito e racismo. Nesta perspectiva, será apresentada uma iniciativa de formação inicial de professores de Arte em desenvolvimento no âmbito do curso de licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em que a História Oral é trabalhada como abordagem didático-político-pedagógica capaz de promover a valorização de universos artístico-culturais diversos e plurais, colocando os futuros professores em relação proativa com histórias de vida repletas de ricos saberes, em prol de um ensino de arte democrático, antirracista e intercultural.

MATTAR, Sumaya. O uso da história oral na formação pluriversalista de professores de Arte: por um ensino de arte antirracista, democrático e intercultural. In: DOMINGUEZ, M.; MARTINS, M; MIRANDA, F. (Orgs.) ANAIS do Congreso Regional INSEA América Latina 2021: grietas y provocaciones. Viseu/Portugal: InSEA Publications Viseu, 2022, p. 112-124. Disponível em: https://www.insea.org/insea-congresses/