Naomi Akimoto Iria (orientação: Sumaya Mattar), 2025 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo
Propondo a experiência como ponto de partida para a aprendizagem, o presente trabalho compartilha o relato de experiências vivenciadas por mim no cotidiano escolar de uma Escola Bilíngue para Surdos (EMEBS), a fim de investigar o encontro da educação de surdos com o campo da arte educação. Além disso, o trabalho problematiza o interior da escola e o abismo entre o discurso bilíngue e a escola bilíngue. O texto é composto pelo relato de encontros frutíferos que
esclarecem muitos dos tensionamentos e desafios presentes nesse cotidiano escolar singular. Como materiais de pesquisa, foram utilizados: entrevista com Flávia Damasceno, docente da EMEBS Anne Sullivan; registros feitos cuidadosamente; relatórios produzidos durante o estágio e documentos oficiais, todos articulados com teóricos que refletem criticamente sobre o universo da surdez, em especial, Skliar (2001), Campello (2008), Vigotski (1930) e Lacerda (2016, 2017).
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Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
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