Os mundos de Leonardo da Vinci: Um estudo de caso sobre exposições imersivas

Celine Miyuki Hirose (orientação: Sumaya Mattar), 2025 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

Este trabalho se propôs a fazer um estudo de caso sobre exposições imersivas a exemplo de Os Mundos de Leonardo da Vinci, que esteve aberta ao público de julho a outubro de 2023 no Morumbi Shopping, em São Paulo. Seu intuito era oferecer ao público uma sensação de transportamento para o universo das criações do polímata, tendo como atrativo principal – característico das imersivas – uma grande sala com imagens projetadas por quase toda a superfície de seu interior. A reprodução substitui o objeto artístico original. Não há restrições para o uso de câmeras. Cria-se o ambiente ideal para uma “boa” foto nas redes sociais. É em face a esse novo modelo expositivo na atualidade que este estudo analisa os hiatos presentes entre a obra, a reprodução de obra e o público, discutindo: as implicações da fotografia enquanto simulação do real; a espetacularização da experiência estética; as tensões entre alta-cultura e cultura de massas; e o lugar social da arte disputado pelo setor privado

HIROSE, Celine Miyuki. Os Mundos de Leonardo da Vinci: Um estudo de caso sobre exposições imersivas. 2025. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2022.

Em processo de cadastramento e disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Em breve o link estará disponível.