PALCO: uma experiência de arte/educação virtual na pandemia

Leandro de Oliva Costa Penha; Maria Angélica Durães Mendes de Almeida, 2022 – InSEA América Latina, Cusco/Peru

Resumo fornecido pela pesquisadora e pelo pesquisador:

PALCO é um projeto socioeducativo que promove o conhecimento, o acesso e o interesse pela arte de moradores que vivem em territórios periféricos da cidade de São Paulo. Atua em rede, com parceria de instituições dos três setores da sociedade. Em decorrência da pandemia, passou a atuar de forma remota, o que representou uma perda de participantes pela falta de acessibilidade digital dos educandos, porém permitiu o ingresso de moradores de outras 35 cidades de 11 Estados do país. A cada ano, a partir do envolvimento coletivo das comunidades, a equipe de arte/educadores de teatro, dança, música e artes visuais chega ao tema orientador para a mostra anual. Em 2021, com o tema periferias, os processos de ensino-aprendizagem das linguagens artísticas basearam-se em uma visão integral dos sujeitos considerando histórias de vida, o autoconhecimento e a criação poética. Como síntese, apresentou-se uma mostra virtual criada com registros de aulas e produções dos educandos.

PENHA, Leandro de Oliva C.; ALMEIDA, Maria Angélica Durães M. PALCO: uma experiência de arte/educação virtual na pandemia. In: DOMINGUEZ, M.; MARTINS, M; MIRANDA, F. (Orgs.) ANAIS do Congreso Regional INSEA América Latina 2021: grietas y provocaciones. Viseu/Portugal: InSEA Publications Viseu, 2022, p. 785-790. Disponível em: https://www.insea.org/insea-congresses/