Para que desenhar?: uma história de decadência do ensino de desenho no Brasil

Márcio Lima e Sumaya Mattar, 2019 – UNESP, São Paulo/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

A perda de sentido na prática desenhística frente às novas tecnologias tem levado alguns alunos questionarem se vale a pena empreender tempo em atividades manuais como o desenho, e move a pergunta que dá titulo a este artigo: para que desenhar? Porém, este trabalho identifica que o problema vai além do conflito homem/máquina. Ele emerge de uma amarga história de desagregação, fragmentação e dispersão de um saber fazer integral que foi diluído e até abolido em alguns meios da educação formal. De caráter bibliográfico, este texto, que faz parte de um capítulo de tese de doutorado em fase conclusiva, investiga uma parcela da história do ensino de Desenho voltado à formação técnica profissional no Brasil, e sua gradativa desvalorização como saber e grande área de conhecimento que integra as faculdades intelectuais às manuais, no desenvolvimento humano.

LIMA, Márcio Santos; MATTAR, Sumaya. Para que desenhar?: uma história de decadência do ensino de desenho no Brasil. In: DONATI, L.; SOGABE, M.; ALMOZARA, P.; RIBEIRO, R. (Orgs). ANAIS do 27º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) – Práticas e confrontAÇÕES, São Paulo: UNESP, Instituto de Artes, p. 1550-1565, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002978775. Disponível também em: http://anpap.org.br/anais/2018/.