Processo criativo da professora-artista: um percurso sensível de escolhas

Bianca Moschetti Rivolta Cidro, 2020 – Especialização em Arte e Educação, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pela autora:

Nesta escrita afirma-se a professora de artes enquanto artista criadora, que como tal, teoriza, elabora, organiza e aplica o planejamento de suas aulas a partir de questões relevantes para si e para o processo investigativo e criativo da criança. Este caminho contrapõe estereótipos pedagógicos, artísticos, culturais e sociais muitas vezes presentes nas propostas artísticas escolares. Em meio aos apontamentos críticos de como a arte é desenvolvida de maneira pouco potente em muitas escolas, miro para possibilidades de ação enquanto professora. Mergulho em atividades de artes propostas a alunos do 4º Ano para refletir sobre o meu processo criativo enquanto professora-artista. Exponho percursos sensíveis de escolhas em relação às atividades por mim propostas e trago uma documentação do planejamento das aulas. Por fim, como proposta de desdobramentos do que foi organizado, há um mapeamento possível da criação do planejamento de aulas, entendido como processo que abrange diversas camadas desde a sua idealização até seu momento de aplicação.

CIDRO, Bianca Moschetti Rivolta. Processo criativo da professora-artista: um percurso sensível de escolhas. 2020. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Arte e Educação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdta.aguia.usp.br/item/003010142