Bianca Moschetti Rivolta Cidro, 2020 – Especialização em Arte e Educação, Universidade de São Paulo
Nesta escrita afirma-se a professora de artes enquanto artista criadora, que como tal,
teoriza, elabora, organiza e aplica o planejamento de suas aulas a partir de questões relevantes para
si e para o processo investigativo e criativo da criança. Este caminho contrapõe estereótipos
pedagógicos, artísticos, culturais e sociais muitas vezes presentes nas propostas artísticas escolares.
Em meio aos apontamentos críticos de como a arte é desenvolvida de maneira pouco potente em
muitas escolas, miro para possibilidades de ação enquanto professora.
Mergulho em atividades de artes propostas a alunos do 4º Ano para refletir sobre o meu
processo criativo enquanto professora-artista. Exponho percursos sensíveis de escolhas em relação
às atividades por mim propostas e trago uma documentação do planejamento das aulas.
Por fim, como proposta de desdobramentos do que foi organizado, há um mapeamento
possível da criação do planejamento de aulas, entendido como processo que abrange diversas
camadas desde a sua idealização até seu momento de aplicação.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web