Quixotes: um olhar sobre educadores-referência em artes

Leandro de Oliva C. Penha, 2017 – Especialização em Arte e Educação, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

Diante de um panorama de desvalorização profissional crescente, atrelado a um cenário de instabilidade político-econômica no Brasil, que privilegia um caráter tecnicista da Educação, ser professor não é algo que tem soado bem aos ouvidos da população em geral. Em se tratando de Arte/Educação, a situação é ainda mais precária, pois o campo das linguagens artísticas é repleto de especificidades e a formação, muitas vezes, frágil, por ser pouco abrangente ou de difícil acesso. Assim, este estudo tem como principal objetivo investigar quais características, atreladas às narrativas de vida, estão presentes em educadores que proporcionam processos pedagógicos que possibilitam a transformação do educando e deles próprios, desenvolvendo ou ampliando a sensibilidade, a capacidade crítica e o potencial criativo, a ponto de ficarem na memória de seus alunos e/ou pares de ofício. Relatos de cinco “educadores-referência”, de diferentes regiões da cidade de São Paulo, com atuações em escolas públicas, privadas, organizações da sociedade civil e cursos livres, fundamentam a reflexão.

PENHA, Leandro de Oliva C. Quixotes: um olhar sobre educadores-referência em artes. 2017. 47f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Arte e Educação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bdta.aguia.usp.br/item/003010380.