Leandro de Oliva C. Penha, 2017 – Especialização em Arte e Educação, Universidade de São Paulo
Diante de um panorama de desvalorização profissional crescente, atrelado a um cenário de instabilidade
político-econômica no Brasil, que privilegia um caráter tecnicista da Educação, ser professor não é algo que tem soado
bem aos ouvidos da população em geral. Em se tratando de Arte/Educação, a situação é ainda mais precária, pois o
campo das linguagens artísticas é repleto de especificidades e a formação, muitas vezes, frágil, por ser pouco
abrangente ou de difícil acesso. Assim, este estudo tem como principal objetivo investigar quais características,
atreladas às narrativas de vida, estão presentes em educadores que proporcionam processos pedagógicos que
possibilitam a transformação do educando e deles próprios, desenvolvendo ou ampliando a sensibilidade, a capacidade
crítica e o potencial criativo, a ponto de ficarem na memória de seus alunos e/ou pares de ofício. Relatos de cinco
“educadores-referência”, de diferentes regiões da cidade de São Paulo, com atuações em escolas públicas, privadas,
organizações da sociedade civil e cursos livres, fundamentam a reflexão.
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Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
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