Warning: mysqli_query(): (HY000/2013): Lost connection to MySQL server during query in /home/storage/4/9d/bc/gmepae1/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2169 Relação mestre-aprendiz: um caminho possível para a transmissão de conhecimento em artesSumaya Mattar e Márcio Lima, 2017 – ANPAP, PUC, Campinas/São Paulo – GMEPAE
Menu
Relação mestre-aprendiz: um caminho possível para a transmissão de conhecimento em artes
Sumaya Mattar e Márcio Lima, 2017 – ANPAP, PUC, Campinas/São Paulo
Resumo fornecido pela pesquisadora:
A partir da necessidade de pensar o ensino e aprendizagem da arte, trago neste artigo
algumas reflexões sobre o modelo relacional mestre-aprendiz reportado das corporações
medievais de ofícios. A pesquisa bibliográfica se ancora, dentre alguns autores que
abordam o tema, no pensamento do filósofo Thierry de Duve, o qual trata criticamente a
formação artística vigente e evoca a reflexão sobre um modo de transmissão de
conhecimento, com base na relação mestre-aprendiz, a fim de repensar, ressignificar e
reabilitar a tradição do fazer artesanal nas atuais escolas de artes. Surgem assim, as
seguintes questões: Como se dava essa relação? Quais aspectos humanísticos podemos
destacar? Em quê essa relação pode contribuir para o cenário atual do ensino de artes
visuais?
LIMA, M. S. ; MATTAR, Sumaya . Relação mestre-aprendiz: um caminho possível para a transmissão de conhecimento em artes. In: 26o. ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2017, Campinas. ANAIS DO XXVI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: MEMÓRIAS E INVENTAÇÕES. Campinas: ANPAP, PUC, p. 2511-2524, 2017.
Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/.