Relação mestre-aprendiz: um caminho possível para a transmissão de conhecimento em artes

Sumaya Mattar e Márcio Lima, 2017 – ANPAP, PUC, Campinas/São Paulo

Resumo fornecido pela pesquisadora:

A partir da necessidade de pensar o ensino e aprendizagem da arte, trago neste artigo algumas reflexões sobre o modelo relacional mestre-aprendiz reportado das corporações medievais de ofícios. A pesquisa bibliográfica se ancora, dentre alguns autores que abordam o tema, no pensamento do filósofo Thierry de Duve, o qual trata criticamente a formação artística vigente e evoca a reflexão sobre um modo de transmissão de conhecimento, com base na relação mestre-aprendiz, a fim de repensar, ressignificar e reabilitar a tradição do fazer artesanal nas atuais escolas de artes. Surgem assim, as seguintes questões: Como se dava essa relação? Quais aspectos humanísticos podemos destacar? Em quê essa relação pode contribuir para o cenário atual do ensino de artes visuais?

LIMA, M. S. ; MATTAR, Sumaya . Relação mestre-aprendiz: um caminho possível para a transmissão de conhecimento em artes. In: 26o. ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2017, Campinas. ANAIS DO XXVI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: MEMÓRIAS E INVENTAÇÕES. Campinas: ANPAP, PUC, p. 2511-2524, 2017. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/.