Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro: de-colonialidade no ensino das artes visuais

Clarissa Suzuki, 2019 – UNESP, São Paulo/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O texto situa-se no contexto da pesquisa “Outras memórias, outras histórias: pensares e fazeres decoloniais e interculturais desde a arte e educação”, que tem como um dos seus principais objetivos investigar, com base na perspectiva decolonial, epistemologias críticas que possam contribuir com o campo da formação de professores, propondo uma alternativa para a superação do colonialismo no ensino das artes visuais, que seja pautada pelas relações étnico-raciais no espaço escolar. Na estrutura do artigo, começamos pelo reconhecimento do passado, procurando destacar o colonialismo presente na história do ensino da arte no Brasil e as implicações formativas para aqueles que não têm suas histórias narradas. Em seguida e no desenvolvimento do texto, tecemos diálogos com alguns conceitos que fundamentam as reflexões pertinentes à perspectiva decolonial latinoamericana.

SUZUKI, Clarissa L.. Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro: de-colonialidade no ensino das artes visuais. In: DONATI, L.; SOGABE, M.; ALMOZARA, P.; RIBEIRO, R. (Orgs). ANAIS do 27º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) - Práticas e confrontAÇÕES:, São Paulo: UNESP, Instituto de Artes, p. 3131-3143, 2019. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2018/.