Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte

Vinicius Souza de Azevedo, 2020 – Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

Esta pesquisa tem como foco a instauração de percursos formativos em arte por meio do bordado como linguagem e campo de explorações, buscando entender as características dessa linguagem e seu potencial na formação de professores de arte. A proposta foi construída a partir do estudo dos elementos do bordado e da rememoração das trajetórias formativas do próprio pesquisador, além da observação de contextos de produção, em que o bordado surge como militância e criação coletiva e individual de significados. A organização e estruturação da pesquisa utilizam a espiral como forma e dinâmica, revitalizando em seu cerne os fundamentos de uma forma de pensar cíclica, integrada e integradora. A partir da espiral, a tese retoma cada um desses elementos (trajetórias formativas e contextos de produção), traçando reflexões, aprofundando essas experiências e cotejando-as com conceitos, proposições e ideias, tendo como referencial: a arte de bordar como uma prática de tempo alongado e atenção distendida; a arte popular como estratégia decolonial e atualização constante de tradições; a formação de professores em arte, como o desenvolvimento de uma postura crítica e autoral, a partir da construção de uma práxis docente. O percurso formativo contou com a participação de 16 professoras de diferentes níveis de aprendizagem e teve como objetivo construir pontes, através dos bordados realizados nos encontros, entre o ensino aprendizagem da arte, o cotidiano dessas professoras, seus desafios e o próprio significado da prática docente em arte, estabelecendo um lugar de encontro e partilha de saberes, criando espaços e momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de identidades das professoras como autoras de suas práticas artístico-pedagógicas.

AZEVEDO, Vinicius Souza de. Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte. 2020. 419 f. Tese (Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-10032021-223225/pt-br.php