identidade GMEPAE - logotipo - para o topo da página

Sobre a vergonha do corpo na escola

Caio Vinícius Bonifácio, 2022 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

Este trabalho é fruto de reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre o corpo. Foi disparado um formulário digital com questões a respeito de situações de vergonha e seus efeitos sobre o corpo. Esse questionário foi preparado visando atingir pessoas que estivessem de alguma forma envolvidas em uma rotina escolar. A análise das respostas a esse questionário, combinada com a leitura de textos sobre as temáticas que emergiram delas, serviram como fundamento para uma reflexão sobre o engajamento de educadores na luta pela liberdade. À medida que as respostas indicam tópicos como gênero, raça e classe ligados a situações de vergonha, outros textos entram como auxiliares na identificação de relações entre a produção de vergonha nos sujeitos e as dinâmicas de poder. A arte e a educação são pensadas como ferramentas de desestabilização das estruturas que perpetuam o poder hegemônico, que age sobre os sujeitos frequentemente sob a menor suspeita.

BONIFÁCIO, Caio Vinícius. Sobre a vergonha do corpo na escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2022.
Em processo de cadastramento e disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Em breve o link estará disponível.