Tecnologias digitais como linguagem no ensino de arte

Andrea Bertoletti, 2019 – FAEB, Manaus/AM

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O referente artigo propõe reflexões sobre as relações entre as tecnologias digitais, a arte e o ensino de arte. Inicialmente são apresentados conceitos básicos oriundos do universo artístico em consonância com as tecnologias digitais, bem como suas especificidades e implicações na cultura tendo como alicerce teórico Diana Domingues, Arlindo Machado e Jeffrey Shaw. Posteriormente, através deste delineamento, apresentar-se-ão perspectivas educacionais plausíveis à era digital mediante aproximações à teoria da complexidade de Morin. O intuito é refletir e ressignificar os processos de ensino e aprendizagem da arte na educação formal a partir da apreensão das tecnologias digitais como linguagem.

BERTOLETTI. Andrea. Tecnologias digitais como linguagem no ensino de arte. In: ANAIS do XXIX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VII Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Nortes da resistência: lugares e contextos da Arte Educação no Brasil”. Manaus/AM, p.1506-1515, 2019. Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Disponível na página 1506, em: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2019_anais_xxix_confaeb_manaus.pdf.