Andrea Bertoletti, 2019 – FAEB, Manaus/AM
O referente artigo propõe reflexões sobre as relações entre as tecnologias digitais, a arte e o ensino de
arte. Inicialmente são apresentados conceitos básicos oriundos do universo artístico em consonância
com as tecnologias digitais, bem como suas especificidades e implicações na cultura tendo como alicerce
teórico Diana Domingues, Arlindo Machado e Jeffrey Shaw. Posteriormente, através deste
delineamento, apresentar-se-ão perspectivas educacionais plausíveis à era digital mediante
aproximações à teoria da complexidade de Morin. O intuito é refletir e ressignificar os processos de
ensino e aprendizagem da arte na educação formal a partir da apreensão das tecnologias digitais como
linguagem.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web