Tecnologias digitais no ensino de arte: perspectivas educacionais na era da conversão digital

Andréa Bertoletti, 2012 – Mestrado em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo fornecido pela autora:

A presente pesquisa tece reflexões sobre o que tange às tecnologias digitais, especialmente ao computador e à internet, e ao ensino de arte. São apresentadas, inicialmente, as especificidades das tecnologias digitais, suas implicações na cultura e na arte, bem como aproximações à teoria da complexidade. Posteriormente, as tecnologias digitais são abordadas como linguagem (as manifestações artísticas exclusivas das tecnologias digitais), como pesquisa (a rede como banco de dados teórico visual) e como ferramenta (tecnologias de criação e produção de imagens, redes sociais e blogs). Através deste delineamento apresentam-se perspectivas e possíveis apropriações mediante os processos de ensino e aprendizagem da arte na educação formal, evidenciando e propondo interações entre arte, ensino e tecnologia.

Bertoletti, Andréa. Tecnologias digitais no ensino de arte: perspectivas educacionais na era da conversão digital. Florianópolis/SC, 2012, 145 p. Dissertação (Mestrado). Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2012. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006d/00006d87.pdf.