Andréa Bertoletti, 2012 – Mestrado em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina
A presente pesquisa tece reflexões sobre o que tange às tecnologias digitais,
especialmente ao computador e à internet, e ao ensino de arte. São apresentadas, inicialmente,
as especificidades das tecnologias digitais, suas implicações na cultura e na arte, bem como
aproximações à teoria da complexidade. Posteriormente, as tecnologias digitais são abordadas
como linguagem (as manifestações artísticas exclusivas das tecnologias digitais), como
pesquisa (a rede como banco de dados teórico visual) e como ferramenta (tecnologias de
criação e produção de imagens, redes sociais e blogs). Através deste delineamento
apresentam-se perspectivas e possíveis apropriações mediante os processos de ensino e
aprendizagem da arte na educação formal, evidenciando e propondo interações entre arte,
ensino e tecnologia.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar e Clarissa Lopes Suzuki – Coordenação Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo David Queiroz – Auxílio Técnico Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE VAR Digital – Desenvolvimento Web