Tramar e tecer entre serras

Camila Vasques da Silva (orientação: Sumaya Mattar), 2023 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

O presente trabalho coloca em discussão ações socioculturais e políticas atuantes em espaços não escolares, periféricos e alternativos e traz reflexões sobre a necessidade de haver gestões autônomas pelos sujeitos em seus territórios de atuação, dada a urgência de mobilizações culturais e ações educativas. Abre-se um campo de questionamento pautando como a Arte pode ser utilizada como instrumento de resistência, ao potencializar acesso à cultura mais diversa, sendo um mecanismo na busca pelo reforço da identidade e seu fortalecimento por meio do contato com movimentos comunitários. O intuito foi estabelecer relações entre as principais abordagens de ações e a busca de sustentabilidade da arte e da cultura, em especial, em espaços não hegemônicos e invisibilizados, com base nas vivências na Associação Santa Luzia e Associação de Bairro dos Moradores Unidos, ambas sedes localizadas na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo.

SILVA, Camila Vasques da. Tramar e tecer entre serras. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2023.

Em processo de cadastramento e disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Em breve o link estará disponível.