Verbovisualidade Adinkra: reflexões sobre Estética, Política e Arte Educação

Adriana Amaral dos Santos, 2024 – Mestrado em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Verbovisualidade Adinkra: reflexões sobre Estética, Política e Arte Educação

Adriana Amaral dos Santos, 2024 - Mestrado em Artes Visuais, Universidade de São Paulo Resumo fornecido pela autora:

A pesquisa apresenta uma abordagem teórica de análise estético-política dos ideogramas Adinkra, sistema de escrita presente na estamparia africana dos povos Akan, e sua significativa presença no contexto afrodiaspórico, visando contribuir para uma educação antirracista ao tensionar sobre a estrutura colonizadora dos conteúdos curriculares, na formação de professores/as e arte educadores/as, ao pautar as relações étnico-raciais como ponto crucial para a insurgência de políticas antirracistas atuando na estrutura dos espaços formadores de educação. A dimensão estético-política parte do posicionamento crítico frente ao apagamento histórico das epistemologias africanas e, no que tange o objeto de pesquisa, da produção artística e cultural, que nos é imposto nos diferentes segmentos da sociedade, sendo de extrema urgência lançarmos um olhar crítico e cuidadoso para esse contexto dentro das diferentes instâncias sociopolíticas. A análise está estruturada no levantamento bibliográfico de autoras e autores que atuam a partir de perspectivas de estudo no campo das epistemologias africanas, entre eles destaco: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), Elisa Larkin Nascimento (2008), bell hooks (2017), Grada Kilomba (2019), Achille Mbembe (2018), W. Bruce Willis (1998) e G. F. Kojo Arthur (2017), contribuindo para fundamentar o contexto histórico e o posicionamento estético-político acerca de uma formação comprometida em assegurar o exercício das leis 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura Africana, Indígena e Afro-brasileira na educação. As ações pedagógicas realizadas que motivaram inicialmente a pesquisa vão abordar importantes reflexões sobre os espaços de disputa de identidades e de cidadania que abarcam os processos formativos estruturados na base curricular, mas que também são institucionalizados pelo Estado e que compõem o imaginário coletivo da sociedade em torno do racismo. A pesquisa também apresenta os moveres que as minhas inquietações possibilitaram em torno dos conteúdos estético-políticos que se manifestam nos Adinkra e como os conceitos de escrita, linguagem e verbovisualidade são construídos a partir de uma perspectiva afrorreferenciada, considerando o seu contexto histórico e as relações de diáspora com o território afro-brasileiro.

SANTOS, Adriana Maria Motta de. Verbovisualidade Adinkra: reflexões sobre Estética, Política e Arte Educação.2024. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Em breve, estará disponível na Biblioteca Digital da USP.