Vidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal

Selma Simão, 2015 – Revista Leitura, Campinas/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Este artigo baseia-se em uma experiência educacional realizada com sujeitos de diferentes faixas etárias, frequentadores de uma organização não-governamental, localizada em Campinas (SP). Essa experiência proporcionou vivências intergeracionais, apostando na ampliação do repertório cultural e na melhoria da autoestima dos participantes. A prática educacional relatada aproximou a leitura e as linguagens escrita e pictórica. Ela contou com dez oficinas com o objetivo de favorecer a imersão dos participantes nas dimensões da subjetividade, buscando criar ambientes propícios para o desenvolvimento de capacidades expressivas e afetivas que pudessem promover o envolvimento social intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento e a reconstrução da memória compartilhada. A experiência possibilitou a interface entre a cultura do adulto e a cultura da criança e do adolescente, evidenciando preferências estéticas, diferentes modos de pensar e conhecimentos de mundo, estreitando as fronteiras entre gerações e subvertendo as práticas educacionais tradicionais sedimentadas e esvaziadas de significação.

SIMÃO, Selma. Vidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal. REVISTA LEITURA: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.33, n.2 (65), p.151-169, 2015. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/417.