Vivenciar a arte na educação infantil

Andrea Mertoletti e Marina Feldman, 2019 – UFG, Catalão/GO

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O presente artigo consiste em discussão teórica sobre os fundamentos estéticos da educação, no âmbito da Educação Infantil. Busca responder à pergunta: O que um educador deve ter em mente se deseja trabalhar com a arte na Educação Infantil? A partir da tríade criar, fruir e refletir (conhecer-apreender-refletir), são desenvolvidos elementos entendidos como essenciais a uma prática educativa que compreenda, simultaneamente, os universos da experiência estética e da Educação Infantil. Tal reflexão, não leva a um “como fazer”, mas caminhos a serem pensados e trilhados pelo educador que deseje proporcionar às crianças momentos de criação, comunicação e expressão através da arte. Tais vivências podem ser proporcionadas a partir da organização do espaço, de propostas variadas, do uso de materiais e na interação com outras crianças. Nessa lógica, a posição do professor-propositor se configura como a de alguém que amplia as vivências possíveis, com vistas a auxiliar as crianças no cultivo de seu percurso criativo e de experimentação estética.

FELDMAN, M.; BERTOLETTI, A. Vivenciar a arte na educação infantil. POIESIS PEDAGÓGICA, Catalão/GO, v. 17, p. 97-110, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/56808/35087.