Andrea Mertoletti e Marina Feldman, 2019 – UFG, Catalão/GO
O presente artigo consiste em discussão teórica sobre os fundamentos estéticos da
educação, no âmbito da Educação Infantil. Busca responder à pergunta: O que um
educador deve ter em mente se deseja trabalhar com a arte na Educação Infantil? A
partir da tríade criar, fruir e refletir (conhecer-apreender-refletir), são desenvolvidos
elementos entendidos como essenciais a uma prática educativa que compreenda,
simultaneamente, os universos da experiência estética e da Educação Infantil. Tal
reflexão, não leva a um “como fazer”, mas caminhos a serem pensados e trilhados
pelo educador que deseje proporcionar às crianças momentos de criação,
comunicação e expressão através da arte. Tais vivências podem ser proporcionadas
a partir da organização do espaço, de propostas variadas, do uso de materiais e na
interação com outras crianças. Nessa lógica, a posição do professor-propositor se
configura como a de alguém que amplia as vivências possíveis, com vistas a auxiliar
as crianças no cultivo de seu percurso criativo e de experimentação estética.
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