Vivências com a arte para jovens e adolescentes: interdisciplinaridade, trabalho colaborativo e pesquisa-ação na formação inicial de professores de arte

Sumaya Mattar, Diana Cruz, Isabella Chiavassa, Natalia Bressan e Patrícia Almeida, 2012 – UNESP, São Paulo/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Este artigo focaliza a aprendizagem artística e a formação inicial de professores de arte como objetos de estudo, no âmbito do projeto de extensão “Vivências com a arte para jovens e adolescentes”, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo como base teórica as contribuições advindas da perspectiva reflexiva na formação docente e a pesquisa ação. Seu objetivo principal é a apresentação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria também no campo pedagógico.

MATTAR, Sumaya; CHIAVASSA, I. P. ; CRUZ, Diana M. do Nascimento. ; ALMEIDA, P. R. ; BRESSAN, N. P. . Vivências com a arte para jovens e adolescentes: interdisciplinaridade, trabalho colaborativo e pesquisa-ação na formação inicial de professores de arte. In: XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em trânsito, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em trânsito. São Paulo: UNESP- Instituto de Artes, parte 5, p. 99-109, 2012. Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Disponível na página 98, em: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2018/01/XXII-CONFAEB-REDUZIDO_Parte5.pdf.