Resumo fornecido pela pesquisadora:
Este artigo focaliza a aprendizagem artística e a formação inicial de professores de arte
como objetos de estudo, no âmbito do projeto de extensão “Vivências com a arte para
jovens e adolescentes”, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e
Artes da Universidade de São Paulo, tendo como base teórica as contribuições advindas da
perspectiva reflexiva na formação docente e a pesquisa ação. Seu objetivo principal é a
apresentação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a
formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos
diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria
também no campo pedagógico.
MATTAR, Sumaya; CHIAVASSA, I. P. ; CRUZ, Diana M. do Nascimento. ; ALMEIDA, P. R. ; BRESSAN, N. P. . Vivências com a arte para jovens e adolescentes: interdisciplinaridade, trabalho colaborativo e pesquisa-ação na formação inicial de professores de arte. In: XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em trânsito, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em trânsito. São Paulo: UNESP- Instituto de Artes, parte 5, p. 99-109, 2012.
Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE.
Disponível na página 98, em: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2018/01/XXII-CONFAEB-REDUZIDO_Parte5.pdf.