Autor: Marcelo Ricci. Entrevista com Jamilly Cristina Moizes Silva, Isabela Motta, Francisco Otto de Barros Campos e Vinicius Machado Macedo.
Entrevista realizada com crianças entre 9 e 11 anos de idade, no primeiro semestre de 2021, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato e Leandro de Oliva Costa Penha (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).
A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.
As entrevistas realizadas com as crianças entre 9 e 11 anos de idade, por Marcelo Ricci, convidam a refletir sobre o lugar da infância na malha social contemporânea e sua condição de alteridade imposta pela perspectiva adultocêntrica. Nas entrevistas realizadas durante a pandemia do coronavírus, os entrevistados são convidados a discorrer sobre sua realidade e suas fantasias.