Autoras: Larissa Varizi, Nicolle Nascimento, Raissa Costa, Terenah Stefani e Thais Suguiyama
Entrevista realizada com Eder dos Anjos e César Kcha, no primeiro semestre de 2021, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato e Leandro de Oliva Costa Penha (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).
A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.
Eder dos Anjos e César Kcha, durante a entrevista realizada por Larissa da Cruz Varizi, Nicolle Clara Firmino Nascimento, Raissa Silva Costa, Terenah Penhas de Lima Stefani e Thais Yukari Suguiyama, refletem sobre questões pertinentes ao território periférico no que tange às dificuldades enfrentadas de se produzir processos artísticos e educativos. Os dois artistas e educadores relatam suas experiências de vida, seus processos de criação e o engajamento político que sustenta suas ações nos campos da arte, da educação e da cultura nos territórios periféricos, em especial na cidade de Jandira.