Links

VII Jornada Mackenzie de Estudos Freireanos

Com objetivo de reunir profissionais de diferentes áreas para compartilhar práticas que se fundamentam nas ideias de Paulo Freire, em 15 e 16 de maio de 2024, ocorrerá a VII Jornada Mackenzie de Estudos Freireanos. “A escola pública como lócus de pesquisa e criação: um diálogo com professoras que atuaram na gestão de Paulo Freire” é o título da comunicação oral que Leandro de Oliva Costa Penha fará com base em um dos capítulos de sua tese de doutorado. Para saber detalhes sobre a programação completa e realizar a inscrição gratuita, como ouvinte, acesse:

https://congresso-inspirador-pfl3u95.gamma.site/

MASP Escola I Aula 1 Entre a universidade e a escola: Diálogos para uma arte e educação antirracista.

Aula ministrada por Sumaya Mattar no curso ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA: DIÁLOGOS PARA UMA ARTE E EDUCAÇÃO INSURGENTE E ANTIRRACISTA, coordenado por Clarissa Suzuki, no MASP Escola. O objetivo do curso é o de construirmos coletivamente reflexões sobre os saberes tecidos pelo diálogo da universidade com a escola pública, conhecendo e partilhando estratégias pedagógicas no combate a práticas de racismo, preconceito e discriminação, sobretudo ampliando proposições metodológicas que auxiliem na prática pedagógica voltada para uma educação insurgente e antirracista.

https://www.youtube.com/watch?v=w0vLZHZrs7k

Relembrando as pesquisas que foram notícia em 2023

Estudos da pós-graduação da ECA em destaque por serem premiados, inovadores ou por discutirem pautas relevantes da atualidade. (…) No campo das artes visuais, o pesquisador Leandro de Oliva Costa Penha dialoga com os estudos de Paulo Freire. Sob a orientação da professora Sumaya Mattar, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Leandro defendeu a tese Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire. A pesquisa busca entender a relação da escola pública com o seu entorno, considerando a cultura local e os saberes populares no ensino das artes.

https://www.eca.usp.br/noticias/relembrando-pesquisas-que-foram-noticia-em-2023

II Ciclo de Encontros em Arte e Educação na ECA tem como tema educação antirracista

Com base na Lei que torna obrigatório o estudo da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio, acontece o II Ciclo de Encontros em Arte e Educação: a Lei 11.645/08 – desdobramentos  e proposições para uma educação antirracista, com realização do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) da ECA com atividades nos dias 27 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro, das 19h às 22h na ECA. Divulgação publicada em 22 de setembro de 2023 no site da ECA USP.

https://www.eca.usp.br/agenda/cap-departamento-de-artes-plasticas/ii-ciclo-de-encontros-em-arte-e-educacao-na-eca-tem-como

Mostra no Pavão Cultural exibe uma parte da diversidade da arte popular no Brasil

Exposição “Popular(es): entre Contextos, Técnicas e Poéticas” pode ser visitada gratuitamente até 30 de junho. Entre as obras estão artefatos de cerâmica e madeira, pinturas em tela e até uma vestimenta usada em rituais. Esta última precisou de atenção à montagem para que fosse respeitado o seu aspecto sagrado. “Não foi usada uma única técnica, processo ou procedimento poéticos, são vários. Por isso o nome que a exposição leva”, detalha Selma Machado Simão, professora do IA e organizadora da mostra ao lado da também docente Jurema Sampaio. Matéria de Aline Guevara, publicada no site do Correio Popular, em 16 de maio de 2023.

https://correio.rac.com.br/entretenimento/pav-o-cultural-exibe-mostra-que-reune-pecas-de-artistas-indigenas-e-racializados-1.1373276

Dossiê Ilo Krugli e seu indomável Ventoforte

O Dossiê Ilo Krugli e seu indomável Ventoforte, organizado por Ana Carolina Paiva e Narciso Larangeira Telles da Silva, compõe o número 2 do volume 18 da Revista ouvirOUver. Uma homenagem ao importante diretor, ator, cenógrafo, bonequeiro, arte/educador e criador de teatro: Ilo Krugli (1930 – 2019).

https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/index

Selma Simão apresenta Travessias do Feminino no Espaço das Artes da FCM

A exposição Travessias do Feminino apresenta uma coletânea de trabalhos em mista sobre tecido-tela desenvolvidos ao longo das jornadas poéticas desta professora, artista e pesquisadora, atuante no Instituto de Artes da Unicamp. A proposta desta mostra busca deflagrar fricções entre o erudito e o popular através dos diálogos entre a mistura de estilos envolvendo temas voltados ao feminino, tanto em seus aspectos formais, quanto em suas mensagens. Propõe a disrupção do segregamento e categorização de modalidades artísticas, influindo com esta discussão, a questão de gênero, já que aborda um tipo de arte que tem um intensa participação das mulheres que ainda precisa ser mais reconhecida e valorizada em nosso país.

https://www.youtube.com/watch?v=TGg-sMqSF48

E-book traz narrativas de experiências com arte e educação

Acontece no dia 03 de dezembro, às 16h00, o lançamento do ebook Acervo de Múltiplas Vozes: Narrativas de Experiências com Arte e Educação (vol. 2). Organizado pela professora Sumaya Mattar, o ebook foi produzido a partir do trabalho realizado na disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, do curso de Artes Visuais da ECA. Divulgação publicada em 02 de dezembro de 2022 no site da ECA USP.

https://www.eca.usp.br/agenda/cap-departamento-de-artes-plasticas/lancamento-do-ebook-acervo-de-multiplas-vozes-narrativas

Inscrições para curso de Arte e Educação para professores abrem nesta segunda (28/11/22)

Oferecido pelo Departamento de Artes Plásticas,  o curso é voltado para educadores da rede pública de ensino que trabalham com arte nas escolas. O curso de extensão é gratuito e as pessoas interessadas deverão se inscrever por meio de formulário disponibilizado pelo Departamento. Matéria de Verônica Cristo, do LAC – Laboratório Agência de Comunicação). Publicada em 25 de novembro 2022 no site da ECA USP.

https://www.eca.usp.br/cap/noticias/cap-departamento-de-artes-plasticas/inscricoes-para-o-curso-de-arte-e-educacao-para

Roda de conversa com o artista, pesquisador e designer Chibueze Brito Obi

Projeto Matizes, concebido e organizado por estudantes de Licenciatura em Artes Visuais, recebe no próximo encontro da sua série de rodas de conversa o artista, pesquisador e designer Chibueze Brito Obi, mestrando em Poéticas Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da ECA. O evento acontece no dia 1 de dezembro às 16h, no Departamento de Artes Plásticas (CAP). Divulgação publicada em 23 de novembro de 2022 no site da ECA USP.

https://www.eca.usp.br/cap/agenda/cap-departamento-de-artes-plasticas/roda-de-conversa-matizes-convida-o-artista-pesquisador-e

CCBB Educativo – Encontro com Professores – Pedagogias Decoloniais

O Centro Cultural Banco do Brasil Educativo quer estreitar os laços com os professores de todo o Brasil. Todo mês, um especialista em arte e educação realiza uma palestra explorando as possibilidades pedagógicas de temas relativos às exposições em cartaz nos CCBBs. Neste encontro, convidamos a professora da USP Sumaya Mattar e a professora e artista visual Priscila Leonel, que discutiram acerca dos desafios colocados para a construção de uma prática educativa crítica e emancipadora que faça frente aos dilemas do mundo contemporâneo, a partir de uma perspectiva democrática, libertadora, anticolonial e antirracista. Transmitido ao vivo em 03 de novembro de 2022.

https://www.youtube.com/watch?v=b8x-3jXsloE

Mesa CEPECA – Pesquisa Prática: Educador Artista.

Mesa com professoras e professores sobre pesquisa prática, com os enfoques desenvolvidos pelo grupo de pesquisa CEPECA (CAC / USP). Participação da professora Sumaya Mattar. Realizada em 17 de agosto de 2022.

https://www.youtube.com/watch?v=D0y98Gpk12s

Grupo da USP que propõe novo entendimento sobre arte e educação divulga estudos na internet

Pesquisadores da área de arte e educação da Escola de Comunicações e Artes da USP reúnem 12 anos de produção acadêmica em novo site; estudos possuem perspectiva que se distancia da abordagem tradicional. Texto adaptado de Diogo Bachega Paiva, do portal da ECA-USP. Publicado no Jornal da USP em 07 de julho de 2022.

https://jornal.usp.br/universidade/grupo-da-usp-que-propoe-novo-entendimento-sobre-arte-e-educacao-divulga-estudos-na-internet/

Associação Brasileira de História Oral

https://www.historiaoral.org.br/

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) congrega estudiosos e pesquisadores das áreas de história, ciências sociais, antropologia, educação e demais disciplinas das ciências humanas de todas as regiões do país. Seus associados têm em comum o uso da história oral em suas pesquisas, isto é, a realização de entrevistas gravadas com pessoas que viveram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida, ou outros aspectos da história contemporânea.

Janelas – investigação artística de Márcio Santos Lima

https://nosporvir.wixsite.com/nosporvir/marcio

Investigação artística que integra um estudo gráfico poético realizado na cidade de Bragança, em Portugal, no outono de 2021, vinculada ao Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais (LAM-GM), um centro de pesquisa do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Faz parte da exposição “Nós: performatividades do porvir” – mediações colaborativas do Grupo AVEC. Link da exposição: https://nosporvir.wixsite.com/nosporvir

GPIHMAE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (IA / UNESP)

https://www.facebook.com/gpihmae/posts/155200118338559/

O GPIHMAE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação) é vinculado ao Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP. Pela página no facebook divulga seus trabalhos, pesquisas, discussões e ações, bem como preserva a sua história e memória a todos. Ele é formado por estudantes do mestrado profissional para professores de ARTE (Profartes), do mestrado, do doutorado e pelas professoras Rejane Galvão Coutinho e Rita Bredariolli. As pesquisas estão concentradas na área de Arte e Educação e na linha de pesquisa “Processos Artísticos, experiências educacionais e mediação cultural”.

GPECAE – Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE)

https://web.facebook.com/gpecae/?_rdc=1&_rdr

O Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação, formalizado em maio de 2016 reúne pesquisadores dedicados ao debate sobre os Estudos Culturais em Educação partindo do entendimento de que estudar educação não é somente olhar para dentro dos muros da escola, mas sim, dar ênfase ao conjunto de produção cultural de uma sociedade, com sua diversidade de textos e práticas. Trata-se de pensar, sobretudo, sobre os modos pelos quais os artefatos, instituições e espaços têm atuado na constituição de sujeitos, na medida em que produzem e fazem circular saberes e práticas e, portanto, pedagogias que implicam em modos de ser e estar na cultura. Comungando com estes pressupostos busca também fortalecer uma rede de pesquisadores que transitam no campo epistêmico da Arte/Educação em suas diferentes linguagens: Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.

Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens (UDESC)

https://entrepaisagens.wixsite.com/projetodepesquisa

A finalidade do Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens é promover articulações entre formação docente e formação poética de modo a evidenciar seu aspecto relacional. Nesta perspectiva, o sujeito em formação docente necessita da experiência artística tanto quanto aquele que realiza a formação poética. Ambas as formações vivenciam processos de criação em arte e arte e educação no sentido de pensar outros modos de ser docente e ser artista.

ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (Faculdade de Educação / UFRGS)

https://www.ufrgs.br/arteversa/

O grupo ARTEVERSA -Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência surge em decorrência de discussões e investigações que tem tido como foco, principalmente, a relação entre arte, experiência estética e formação docente.

Rede Arquivo de Mulheres

https://redearquivosdemulh.wixsite.com/website-2

A Rede Arquivos de Mulheres (RAM) reúne pessoas que pesquisam sobre arquivos, mulheres e memória, institucionalizadas ou independentes e profissionais atuantes em arquivos, bibliotecas, museus e demais instituições de patrimônio que têm interesse em visibilizar, valorizar e refletir sobre arquivos de mulheres e seus processos de salvaguarda.

ENTRETELAS

https://www.youtube.com/c/ENTRETELAS_ECA_USP/

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Escola de Comunicações e Artes da USP, promove desde setembro de 2020, uma série de encontros reunindo doutores em artes visuais recém-formados pela USP, com os atuais alunos e alunas que estão desenvolvendo suas pesquisas de doutorado. A série de encontros é uma iniciativa que procura promover o diálogo entre diferentes pesquisadores do campo das artes visuais, evidenciando vínculos e ressonâncias entre as mais diferentes abordagens das práticas artísticas, da teoria, da história e da crítica de arte.

Conexões USP-Periferias

https://conexoesperiferias.iea.usp.br/

Plataforma digital ligada ao site do Instituto de Estudos Avançados da USP, com o objetivo de sistematizar e divulgar as ações de docentes, discentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo que enfocam periferias e favelas, no contexto contemporâneo.

Projeto PALCO

www.projetopalco.com.br

Projeto para Arte, Lazer, Cultura e Orientação. Iniciativa sociocultural que promove e amplia o acesso e interesse pela arte de crianças, jovens, adultes e pessoas idosas em territórios socialmente vulneráveis.

Um Arquivo de… Arquivos de Mulheres. [CMU CAST]

https://open.spotify.com/episode/0cpab5X6ynFW1Z0s3olsjC

Neste episódio de Um Arquivo de… foram abordadas noções gerais do trabalho envolvendo conjuntos documentais de mulheres presentes nos arquivos e centros de documentação, com destaque para o Arquivo Nacional e do Instituto de Estudos Brasileiros, a partir de aspectos técnicos, silêncios e visibilidades, pesquisas, entre outros assuntos. Convidadas: Elisabete Ribas e Renata Regina Gouvêa Barbatho.

O brincar heurístico como inspiração da prática

https://youtu.be/xY6yzDO0TTc

Thayane Scarpelli participou, como conferencista, do webinário realizado em 28 de maio de 2021 durante a Semana Mundial do Brincar.

Campanha “Arquivo nosso de cada dia”. Arquivos pessoais: você é seu arquivo. Por Elisabete Ribas#ArquivoNossodeCadaDia

https://youtu.be/gacm9nXgAeA

Elisabete Marin Ribas, que atua na equipe técnica do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP), nos conduz a uma reflexão sobre como nossas memórias e histórias são únicas e que, somadas aos nossos documentos convencionais, compõem nosso arquivo pessoal, como lembranças afetivas nos tornam arquivos vivos e cada arquivo pessoal, único, se entrelaça formando a beleza da História.

Vadeia Coco com Mário de Andrade e Luiz Carlos Laranjeiras – episódios 1 a 4 [por Luiz Carlos Laranjeiras]

Episódio 1: https://anchor.fm/difusieb/episodes/043%E2%80%94Vadeia-Coco-com-Mrio-de-Andrade-e-Luiz-Carlos-Laranjeiras%E2%80%931-por-Luiz-Carlos-Laranjeiras-efb9v8

Episódio 2: https://anchor.fm/difusieb/episodes/045—Vadeia-Coco-com-Mrio-de-Andrade-e-Luiz-Carlos-Laranjeiras—2-por-Luiz-Carlos-Laranjeiras-efghch/a-a2a7fos

Episódio 3: https://anchor.fm/difusieb/episodes/047—Vadeia-Coco-com-Mrio-de-Andrade-e-Luiz-Carlos-Laranjeiras—3-por-Luiz-Carlos-Laranjeiras-efjhu8/a-a2a7fos

Episódio 4: https://anchor.fm/difusieb/episodes/049–Vadeia-Coco-com-Mrio-de-Andrade-e-Luiz-Carlos-Laranjeiras—4-por-Luiz-Carlos-Laranjeiras-efosmd/a-a2a7fos