A formação integrada nos Institutos Federais como travessia para uma educação politécnica

Márcio S. Lima e Sumaya Mattar, 2018 – Instituto Federal de Brasília, Brasília/DF

Introdução, fornecida pelos pesquisadores:

Ao completar dez anos de idade, os Institutos Federais (IFs) se encontram em possíveis condições de avaliar sua atuação na educação brasileira, sobretudo, no quesito curricular com a articulação entre disciplinas propedêuticas e profissionais. Apesar de sua história centenária, devido a fusão de antigas instituições do ensino público técnico profissional da federação em sua constituição, a perspectiva engendrada em sua criação, de bases omnilateral e politécnica, conta com apenas uma década de existência. E cabe, um olhar especial para aquele que preconiza 50% de sua oferta educacional: o ensino médio integrado. Este, ocupa aqui o papel de objeto de pesquisa bibliográfica e conta com aporte teórico de educadores renomados da área, os quais o interpretam como uma espécie de travessia para uma nova percepção de educação profissional, no país, a caminho de uma sociedade justa e igualitária. O objeto de discussão deste trabalho é o ensino médio integrado ofertado pelos IFs. Este, tem em sua natureza e origem os germens da politecnia, na qualidade de transitoriedade a caminho de uma sociedade justa e igualitária. Uma espécie de travessia para uma nova perspectiva de educação profissional, no país. Com este viés, a abordagem do tema neste artigo se dá através de três aspectos: primeiro retornando a conceitos como politecnia e omnilateralidade como superação de uma educação de concepções tecnicistas; segundo, destacando o bom desempenho da rede federal nos exames de avaliação nacional e internacional; e por último, analisando a implantação do nível médio na forma integrada nos IFs e seus desafios frente à nova reforma do ensino médio brasileiro e ao contingenciamento de recursos do atual governo.

LIMA, Márcio S. ; MATTAR, Sumaya . A formação integrada nos Institutos Federais como travessia para uma educação politécnica. In: III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, 2018, Brasília. Anais do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. Brasília: Instituto Federal de Brasília, p. 01-20, 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/snemi/.