Márcio S. Lima e Sumaya Mattar, 2018 – Instituto Federal de Brasília, Brasília/DF
Ao completar dez anos de idade, os Institutos Federais (IFs) se encontram em possíveis condições de avaliar sua atuação na educação brasileira, sobretudo, no quesito curricular com a articulação entre disciplinas propedêuticas e profissionais. Apesar de sua história centenária, devido a fusão de antigas instituições do ensino público técnico profissional da federação em sua constituição, a perspectiva
engendrada em sua criação, de bases omnilateral e politécnica, conta com apenas uma década de existência. E cabe, um olhar especial para aquele que preconiza 50% de sua oferta educacional: o ensino médio integrado. Este, ocupa aqui o papel de objeto de pesquisa bibliográfica e conta com aporte teórico de educadores renomados da área, os quais o interpretam como uma espécie de travessia para uma nova percepção de educação profissional, no país, a caminho de uma sociedade justa e igualitária.
O objeto de discussão deste trabalho é o ensino médio integrado ofertado pelos IFs. Este, tem em sua natureza e origem os germens da politecnia, na qualidade de transitoriedade a caminho de uma sociedade justa e igualitária. Uma espécie de travessia para uma nova perspectiva de educação profissional, no país. Com este viés, a abordagem do tema neste artigo se dá através de três aspectos:
primeiro retornando a conceitos como politecnia e omnilateralidade como superação de uma educação de concepções tecnicistas; segundo, destacando o bom desempenho da rede federal nos exames de avaliação nacional e internacional; e por último, analisando a implantação do nível médio na forma integrada nos IFs e seus desafios frente à nova reforma do ensino médio brasileiro e ao contingenciamento de recursos do atual governo.
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