Selma Simão, 2016 – Universidade Federal do Maranhão, São Luís/MA
O presente artigo se refere ao projeto “Álbum de Família” constituído por três oficinas de atividades de artes desenvolvidas em um espaço assistencial e educacional sem fins lucrativos localizado na cidade de Campinas em São Paulo. Este projeto faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado voltada à proposta intergeracional que está sendo desenvolvida em ambientes de Educação Não-Formal. Assim, as oficinas de artes foram elaboradas com o intuito de possibilitar encontros integradores entre gerações com pessoas da mesma família. A pesquisa desenvolveu-se através de um estudo de caráter qualitativo realizado pelo seguinte recorte metodológico: a espiral autorreflexiva de Carr e Kemmis (1988); a concepção de experiência de Jorge Larrosa (2002); a análise de narrativa de Connelly e Clandinin (2000) e a análise documental a partir do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989). Assim, esta iniciativa foi baseada na busca de respostas advindas da participação de familiares em atividades de Arte-Educação, os quais atuando e criando conjuntamente, através de âmbitos emocionais, intelectuais e cognitivos, vivenciaram novas possibilidades de aproximações afetivas positivas ligadas à criação de autoria compartilhada.
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