identidade GMEPAE - logotipo - para o topo da página

Aula Site-Specificity no contexto de formação do artista: processos de emancipação e de subjetivação

Bertoneto Alves de Souza, 2014 – Mestrado em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

A redefinição da escultura e as pautas atuais de criação, fazendo uso da prática de projeto, provocam mudanças na formação do artista. Da aula expandida à aula Site-Specificity. A hipótese estudada: o projeto didático pautado em explorar as possibilidades das formas de experimentação e procedimentos artísticos em projeto Site-Specificity, que traz a vida para a 'sala de aula', envolve mais o aluno, enquanto articulador de diferentes e complexas atividades no espaço público, supondo que essas características da prática de projeto Site-Specificity possam contribuir na formação do jovem artista e fornecer soluções às crescentes exigências de profissionalização que vem sofrendo a arte contemporânea em relação à sociedade. O principal objetivo: explorar as possibilidades de renovação das formas de experimentação e procedimentos em projeto Site-Specificity para descrever e explorar suas contribuições na formação do artista. Os objetivos específicos correspondem ao percurso da dissertação e ao processo das aulas 'site', para os quais os três capítulos são como um campo das relações dialéticas, onde o Site-Specificity designa igualmente tanto o que é proposto para ser realizado quanto o que é feito para atingi-lo. Essa relação dialética leva a muitas possibilidades de operacionalizar projetos, tendo em vista as diferentes preocupações dos alunos. Concluindo, cada capítulo, respectivamente, concorre para um objetivo. O primeiro capítulo é uma reflexão sobre a expansão da escultura e as transformações do Site-Specificity; o segundo capítulo é sobre as aulas Site- Specificity e por último, no terceiro capítulo denominado "Dupla exposição", apresento exposições realizadas por alunos como resultados do processo de aprendizagem a partir das aulas Site-Specificity.

SOUZA, Bertoneto A. de Aula Site-Specificity no contexto de formação do artista: processos de emancipação e de subjetivação. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26022015-151118/pt-br.php