Do encantado da floresta ao fantástico da escola: cosmologia Ticuna e as árvores das crianças

Clarissa Suzuki e Eliane Aleixo, 2019 – Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade (RELACULT)

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Este texto é um relato de expenencias vivenciadas em um trabalho realizado no ano de 2014, na EMEF Desembargador Amorim Lima, escola da rede municipal da cidade de São Paulo. O projeto "Árvores e outras plantas do Amorim" foi desenvolvido com crianças de 6 e 7 anos, como parte dos estudos da Festa da Cultura, que tinha como tema "Os Povos Originários do Brasil". Em consonância com a Lei 11.645/08, que altera a LDB 9394/96, tendo em vista uma aprendizagem significativa, o cuidado fundamental na realização do trabalho era não reproduzir estereótipos conservadores, que generalizam saberes e fazeres de culturas diversas e historicamente homogeneizadas, como aqueles encontrados nos livros didáticos estruturados pela lógica ocidental moderna. esse sentido, os contos Ticuna de O Livro das Árvores, organizado pelos Professores Ticuna Bilingues do Amazonas, que apresenta a cosmologia da etnia, inspirou o projeto, cujo objeto era reconhecer as árvores da escola, componentes essenciais nas brincadeiras diárias das crianças, disparando, dessa forma, a construção de um percurso de aprendizagem que não separa a razão da emoção. Para isso, em diálogo com as relações afetivas estabelecidas entre as crianças e as árvores da escola, foram experienciadas práticas de observação, nomeação e criação do povo Ticuna, o que desencadeou estudos de etnobotânica em tupi, cartografias das árvores, desenhos de observação, produções oral, visual e escrita e, por fim, a composição de um livro registrando todo o processo de aprendizagem. A experiência permitiu conhecer a complexidade da cosmologia Ticuna, desconstruindo a ideia do colonizador, quando afirma que índio é tudo igual', ao mesmo tempo que promove a valorização do conhecimento que se estrutura a partir das vivências cotidianas das cnanças.

SUZUKI, Clarissa; ALEIXO, E. de O. Do encantado da floresta ao fantástico da escola: cosmologia Ticuna e as árvores das crianças. RELACULT - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, v. 05, artigo nº 1556, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1556/1066.