Narrativas periféricas na formação de professores de arte: reflexões a partir de um projeto social

Leandro de Oliva Costa Penha; Érica Peçanha do Nascimento, 2022 – InSEA América Latina, Cusco/Peru

Resumo fornecido pela pesquisadora e pelo pesquisador:

O projeto social PALCO atua com ensino e aprendizagem de arte para a população em situação de vulnerabilidade social em parceria com equipamentos públicos e associações comunitárias. A formação de educadores e coordenadores ocorre anualmente com base em um tema orientador. De 2014 a 2019, a formação ocorria com integrantes da gestão e um profissional convidado. Desde 2020, com o tema periferias, este modelo foi modificado para que os encontros fossem pautados em narrativas biográficas de artistas e pesquisadores periféricos, em sua maioria, negros. As referências não hegemônicas ocuparam as reuniões mensais e a formação continuada apoiou-se na dialogicidade (FREIRE, 2019 [1970]) e em referências teóricas e práticas a partir das periferias (FERNANDES, 2018; NASCIMENTO, 2010). Esse formato contribuiu para a reestruturação da formação do projeto numa perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2017) e para o aperfeiçoamento dos planos pedagógicos dos educadores (JOSSO, 2002; NÓVOA, 2013).

PENHA, Leandro de Oliva C.; NASCIMENTO, Érica Peçanha. Narrativas periféricas na formação de professores de arte: reflexões a partir de um projeto social. In: DOMINGUEZ, M.; MARTINS, M; MIRANDA, F. (Orgs.) ANAIS do Congreso Regional INSEA América Latina 2021: grietas y provocaciones. Viseu/Portugal: InSEA Publications Viseu, 2022, p. 643-649. Disponível em: https://www.insea.org/insea-congresses/